domingo, 7 de março de 2010

Chat com o Professor José Nicolau Pompeo


Chat com o Professor José Nicolau Pompeo
Publicado em 17/10/2002 - 10:20
A+ A-
Moderador Universando: Boa tarde. Está começando o Universando com o convidado João Nicolau Pompeo, Professor de Matemática Financeira da PUC-SP e Consultor Financeiro da JNP Consultoria, que responderá a perguntas sobre o mercado financeiro e a realidade da economia nacional.
Gabriela: Boa tarde. Professor, por que, afinal, o Governo aumentou a taxa de juros?
José Nicolau Pompeo: Gabriela, o objetivo foi de conter a inflação, já que o IGP-M tem um conteúdo de dólar no seu cálculo e o mesmo já é de 13,32% nos últimos doze meses. As tarifas públicas e alguns preços como telefonia, gás, etc são corrigidos pelo IGP-M enquanto os salários são corrigidos pelo IPCA, que variou 7,93% ou seja, abaixo do IGP-M.
John Clark: Professor, os candidatos dizem que será preciso reduzir a taxa de juros para retomar o crescimento econômico. O BC, porém, aumentou os juros alegando controle da inflação. É possível reduzir os juros sem retornarmos aos altos índices de inflação?
José Nicolau Pompeo: John, o momento atual é delicado, pois o endividamento público interno igual a mais de 70% do PIB mais o endividamento externo impede uma redução da taxa de juros se os mesmos não forem negociados em termos de alongamento.
Alê: Sr. José, a instabilidade cambial se deve apenas ao cenário de crise econômica mundial conjuntamente com as eleições no nosso país (provavelmente um candidato de esquerda assumirá o poder), ou o ambiente econômico brasileiro está mesmo fragilizado, e quem sabe totalmente quebrado?
José Nicolau Pompeo: Alê, a crise é estrutural e não é conjuntural. Os oito anos de governo FHC deixaram o país extremamente frágil porque altamente endividado no plano interno e externo, além de um desemprego muito alto e agora um quadro recessivo que contribui para aumentar mais o desemprego.
Moderador Universando: José Nicolau Pompeo é Matemático e Físico pela Universidade de São Paulo, Mestre em Economia aplicada à Administração pela Fundação Getúlio Vargas . Atualmente é doutorando em Economia das Relações Internacionais.
Adriana: Qual é o melhor investimento nesse período de instabilidade?
José Nicolau Pompeo: Adriana, o momento é de cautela. Você deve investir em fundos atrelados ao IGP-M que é um índice que acompanha mais ou menos o dólar e a chance de perdas em termos reais se existir é menor. Não aplique em poupança porque o ganho real é negativo.
Maria: Professor, a elevação dos juros é uma medida paliativa , o que precisa ser feito para que a situação do país melhore?
José Nicolau Pompeo: Maria, para a situação do país começar a melhorar há necessidade de renegociar o endividamento interno e externo que vem sufocando o governo e impedindo de investir produtivamente. o mercado financeiro é privilegiado em detrimento do investimento produtivo.
Maria: Quais as conseqüências da alta dos juros para o comércio, como fica o Natal?
José Nicolau Pompeo: Maria, teremos um Natal difícil, porque com retração nos investimentos empresariais há aumento do desemprego, aumento da inadimplência e elevação das taxas de juros.
Gabriela: Ter fundo DI é uma boa opção?
José Nicolau Pompeo: Gabriela, o fundo DI é uma boa opção porque você está aplicando as taxas pré fixadas, e as taxas futuras vem apresentando valores crescentes. Mas é importante que você esteja atenta a taxa de administração e as taxas dependem do volume aplicado (valores pequenos taxas pequenas , valores altos taxas melhores).
Luciana: Vale a pena comprar dólar agora?
José Nicolau Pompeo: Luciana, o momento não é bom para a compra de dólar pois está muito alto. Após os vencimentos dos títulos públicos cambiais, o dólar deverá cair mais sensivelmente. E, após o dia 27 de outubro, com o quadro eleitoral definido, a tendência do dólar é de queda.
Moderador Universando: Para quem chegou agora, o nosso convidado do Universando de hoje é o sr. José Nicolau Pompeo, Professor de Matemática Financeira da PUC-SP e Consultor Financeiro da JNP. O tema da entrevista é: O Mercado Financeiro e a Realidade da Economia Nacional. Façam suas perguntas.
Pedro: O governo aumentou a taxa de juros por terrorismo eleitoral?
José Nicolau Pompeo: Pedro, se a taxa de juros foi aumentada com o objetivo de fazer terrorismo, deu um tiro no pé, pois o povo em geral não conhece o mercado financeiro. O povo vê custo de vida, desemprego e situação difícil, portanto o aumento da taxa de juros joga contra o governo.
John Clark: O mercado continua apostando na moratória da dívida brasileira. Existe a possibilidade real de calote a curto prazo, professor? Quais seriam as conseqüências imediatas para o país?
José Nicolau Pompeo: John, a possibilidade de moratória vem sendo aventada no exterior por muitos economistas e secretários de Estado. O problema que se discute é quando ela será feita e como será feita. As conseqüências dependem do tipo de negociação que será feita. O país não pode continuar com esse endividamento.
Alê: Outra pergunta que eu queria fazer é se o sr. acha que há algum "risco" para o ambiente econômico caso o Lula seja o novo presidente? Ou podemos esperar melhores dias no futuro?
José Nicolau Pompeo: Alê , o capital internacional não está preocupado com o Lula, está preocupado se vai receber o dinheiro que aqui aplicou, ou que emprestou para o país. Não importa o presidente. O resto é terrorismo interno para as pessoas não politizadas
Adriana: Professor, vale a pena comprar ações agora? O preço está realmente baixo? Se sim, quais empresas o sr. indica?
José Nicolau Pompeo: Adriana, não aconselho comprar ações porque o mercado é volátil e os preços vêm oscilando muito com tendência de queda. Só neste ano a bolsa de valores teve o índice Bovespa com variação negativa acima de 30%.
Luciana: Eu aplico (no DI) o míximo exigido pelo banco... será que as taxas são muito altas, então?
José Nicolau Pompeo: Luciana, os bancos cobram taxas de administração altas para pequenos valores aplicados, e não pagam o DI cheio para pequenos valores, onde você estará ganhando 60%, ou 70% do DI, ou seja, rentabilidade real negativa.
Moderador Universando: José Nicolau Pompeo é autor dos seguintes livros:
Matemática Financeira, Atual Editora, 1986. Geometria Espacial, Atual Editora, 1978. Geometria Plana, Atual Editora, 1980. Atualmente estes livros estão na 5a, 8a e 9a edição respectivamente, publicados pela Editora Saraiva.
Maria: Professor, o que fazer com as dívidas? é melhor antecipar o pagamento?
José Nicolau Pompeo: Maria, com relação às dividas: se você tem dinheiro antecipe os pagamentos exigindo desconto. Ou negocie um parcelamento, alongamento com taxas em torno de 2,5% a 3% ao mês
Luciana: O senhor é a favor da moratória?
José Nicolau Pompeo: Luciana, não se trata de ser a favor ou contra. A necessidade exige que ela seja feita com esse nome ou outro qualquer, pois o país não consegue continuar pagando juros elevadíssimos e sufocando o setor industrial em detrimento do setor financeiro, com isso aumentando o desemprego, o desinvestimento em educação, etc
Cris: O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, já falou até na projeção de um crescimento da economia de apenas 1,3%. Isso significa que o próximo presidente vai encontrar o país em marcha lenta, não é?
José Nicolau Pompeo: Cris, o crescimento de 1% é terrível. Só para absorver os jovens que entram no mercado de trabalho, em torno de 1,5 milhão por ano o país deveria crescer 4% ao ano, ou seja, teremos mais desemprego se isso ocorrer
Moderador Universando: No momento a cotação do dólar está em R$ 3,88.
Rivers: Caso o Lula ganhe a eleição quem o senhor aposta como novo ministro da Fazenda?
José Nicolau Pompeo: Rivers, muitos boatos existem, Não saberia dizer de pronto, pois não faço parte do comitê do PT. Na universidade fala-se em Belluzo.
Maria: A Bolsa está apresentando resultados negativos, então as ações estão baratas. É a hora de comprar? E quem está com dinheiro aplicado na bolsa deve sair do investimento ou esperar mais um pouco? E o que eu faço com o meu dinheiro? Aplico em Poupança ou em Fundos?
José Nicolau Pompeo: Maria, tome cuidado com o corretor. Se for o IGP-M você terá necessariamente dificuldades futuras, já que os salários são corrigidos com base no IPCA. O IGP-M variou 13,32% nos últimos doze meses e o IPCA 7,93%.
Camila: Dólar a R$ 3,88 é uma boa cotação para hoje?
José Nicolau Pompeo: Camila, o preço do dólar é imprevisível pois o mercado pressiona a alta porque o governo deve resgatar títulos cambiais amanhã e o mercado faz hedge em cima do governo (governo somos nós que pagamos impostos, por isso as alíquotas hoje se encontram em torno de 35% do PIB).
Dot: José, o que seria mais aconselhável para o momento, um CDB x CDI ou um CDB pré-fixado?
José Nicolau Pompeo: Dot, o CDB pré-fixado de longo prazo (360 dias) é interessante para grandes volumes aplicados, onde você consegue taxas futuras muito boas, acima do porcentual de CDI.
Alê: Um crescimento ideal seria de quanto?
José Nicolau Pompeo: Alê , a taxa de crescimento ideal seria entre 6% a 8% o que geraria empregos para os jovens e para aqueles que hoje se encontram desempregados. Se o Brasil crescer entre 6% e 8% ao ano seriam necessários mais ou menos 5 anos para minorar o quadro de miséria social.
Ciro: Professor, a principal dúvida: estamos sujeitos ao destrambelhamento da economia no próximo ano, como ocorreu na Argentina?
José Nicolau Pompeo: Ciro, não acredito que o Brasil vire Argentina, porque nãs temos um parque industrial composto por muitas multinacionais que não acredito que deixarão o país. A Argentina estava com o parque industrial totalmente sucateado.
Rivers: Professor, qual seria o modelo econômico ideal para a realidade brasileira?
José Nicolau Pompeo: Rivers, a discussão do modelo econômico ideal é difícil de dizer porque a decisão é política. Não é uma questão de vontade mas de decisão das forças políticas e das camadas sociais. O povo em geral é que decide em termos de pressão ou não, depende do tamanho da crise.
Moderador Universando: José Nicolau Pompeo também é professor no MBA BankBoston da Boston School e no MBA da Escola Politécnica - USP.
Camila: Professor. Muitas vezes, durante o mês, fico com uma parte do dinheiro parada. Como capitalizar valores que serão necessários em curtíssimo prazo?
José Nicolau Pompeo: Camila, toda aplicação de curto prazo é prejudicada pela CPMF que é de 0,38% e responsável por parte das perdas em termos de rentabilidade. Numa aplicação de 30 dias a CPMF é responsável por mais de um terço da rentabilidade. Ou seja, a CPMF significa perda de rentabilidade.
John Clark: O senhor acha que as medidas que o BC anunciou na semana passada trarão resultados concretos? O professor não acha que o BC demorou um pouco para tomar atitudes mais firmes?
José Nicolau Pompeo: John, o BC vem pisando na bola, desde a marcação a mercado. Mandou marcar o mercado, depois disse que não precisa mais, depois aumentou a taxa de juros quando havia dito que nada podia ser feito. O BC vem sancionando a pressão do mercado. O mercado está feliz com o Armínio.
Marta: Por favor prof. me responda, eu sou a Marta O que devo fazer para financiar parte da compra de um apartamento?
José Nicolau Pompeo: Marta, você pode procurar a Caixa Econômica Federal mas evite indexadores como o IGP-M.
John Clark: Como fazer para crescer 6% ao ano? O início de tudo seria pela redução dos juros? O governo vai conseguir investir em criação de empregos desde já?
José Nicolau Pompeo: John, a receita não é simples pois depende também de uma retomada do crescimento norte-americano, que se encontra em recessão. O mercado mundial está em retração e nós precisamos dinamizar o setor exportador num momento em que há retração do comércio internacional e alta concorrência com os países asiáticos.
Camila: O que acontece se o novo governo entrar e resolver baixar os juros, assim de repente?
José Nicolau Pompeo: Camila a taxa de juros não deve cair com um passe de mágica. São necessárias muitas negociações como renegociação da dívida interna e externa e outras medidas que permitam a queda da taxa de juros.
Marta: Prof. Como estão os juros em bancos particulares? Já que esse não é o meu primeiro imóvel?
José Nicolau Pompeo: Marta, os juros nos bancos particulares para imóveis são necessariamente mais elevados que os da Caixa Federal, porque as taxas de seguros e as taxas de abertura de crédito (TAC) são mais elevadas.
Maria: Se o mercado está feliz com o Armínio podemos entender que as medidas são boas para os grandes e péssimas para nós?
José Nicolau Pompeo: Maria, infelizmente é a realidade.O governo em função da especulação cambial gastou 8,9 bilhões de reais a mais para rolar a dívida no mês de setembro e deverá gastar muito mais agora porque o mercado pressiona para receber o dólar chamado PTAX- dólar médio, maior nos momentos de resgate. O governo vem sancionando a pressão por proteção são do mercado e o povo.........
Camila: Em quem o senhor irá votar para presidente?
Alê: A dívida pública é pagável? Qual é a tendência ?
José Nicolau Pompeo: Alê a dívida pública não é pagável. Ela deve ser renegociada. Só a dívida interna é de mais de R$ 800 bilhões. Imagine uma taxa de juros de 10%aoano - são R$ 80 bilhões só de juros e a sociedade não agüenta mais pagar juros em nome de dificuldades, inflação, desemprego. O meu voto não importa, não é o que vai decidir . Quem vai decidir essa eleição é o povo, são os empresários que estão com dificuldades, etc.
Rivers: Se a inflação voltar, quais os prós e os contras?
José Nicolau Pompeo: Rivers, a inflação pode voltar. Tudo depende de como o próximo governo vai conduzir a renegociação da dívida interna e externa. Se voltar poderá haver congelamento, poderá haver câmbio duplo ou centralização do câmbio.
John Clark: Mas a alta do dólar não é boa para a exportação? Como manter o alto índice de exportação com o Real valorizado? Por que o BC não assume uma postura firme para conter a inflação? Aumentar a taxa de juros é uma medida recessiva que trará dificuldades neste último trimestre. O que o senhor acha da permanência do Armínio Fraga no comando do BC em um provável governo petista?
José Nicolau Pompeo: John, a alta do dólar é boa para a exportação até um certo limite. Não é o real desvalorizado que vai manter a exportação alta, mas sim a produtividade que tornará nossos preços mais competitivos no comércio internacional.
Moderador Universando: Estamos encerrando o Universando com o Prof. José Nicolau Pompeo. Obrigada pela participação de todos em nosso bate-papo.O Universia agradece a participação do Professor no Universando de hoje.
José Nicolau Pompeo: Agradeço a participação de todos. O que procuro fazer é um exercício de interpretação da realidade atual, nacional e internacional. Não sou dono da verdade, mas procuro estudar. Aconselho a todos que acompanhem os jornais e comprem livros, participem de palestras nas universidades, pois a conscientização a respeito dos problemas brasileiros é o que fará esse país crescer . A alienação só prejudica o país. Parabéns a todos pela participação.

Sem comentários:

Enviar um comentário